Primeiramente, vamos explicar o que é essa tal disponibilidade! A disponibilidade de um link pode ter vários nomes, como, confiabilidade ou até mesmo o uso da sigla SLA (Service Level Agreement).
O SLA nada mais é do que o conjunto de métricas que normatizam a forma como o serviço será entregue e um dos pontos do SLA é exatamente a disponibilidade do link: O tempo que o serviço permanece online durante um determinado período.
Dito isso, podemos apresentar uma tabela que facilita o cálculo de SLAs normais e mercado.
Se um fornecedor de internet lhe oferecer um SLA inferior a 90% está dizendo para você que vai ficar fora do ar 10% do ano. No mínimo de 15 em 15 dias sua empresa ficará sem o serviço durante o dia inteiro.
Quanto representa de perdas financeira um dia parado? Ou a falta do serviço no momento do faturamento para os clientes. Tudo isso deve ser levado em consideração quando pensamos em um link de internet nos servindo como meio de comunicação. Muita das vezes a responsabilidade de comunicação do link é 500 vezes mais importante e valiosa do que o próprio serviço do provedor que lhe fornece acesso.
As empresas e até mesmo os usuários residenciais sabem que a é prejuízo estar offline com o serviço de internet, mas não tem calculado o que realmente representa financeiramente. Sabemos que esse perfil e valor se altera conforme o perfil de utilização de cada usuário, mas em todos os cados existem perdas.
A primeira e menos traumática é a perda de rendimento da equipe. A partir do momento que a equipe administrativa de uma empresa ou até mesmo um usuário residencial está focado no término de uma tarefa online e esse serviço é interrompido, mesmo que por alguns minutos, assim que o usuário volta ao trabalho o mesmo será feito quase duas vezes mais demorada do que se ele tivesse iniciado e não interrompido o foco.
Internet parada é sinal de produção parada. Como tudo é online, até mesmo as vendas ficam estagnadas. Não preciso nem falar o que isso representa, correto? Nesse mercado competitivo um dia parado significa meta não batida.
Creio que existe uma consequência de inoperabilidade que passa desapercebido por muitos e que talvez tenha um peso importantíssimo: O ESTRESSE! No momento da queda do serviço de internet gera-se um estresse enorme em todos os envolvidos. Com a mudança na forma administrativas das empresas focada em resultados, serviços primordiais como o acesso a internet passam a ser vetores de estresse quando estão offlines, pois a metas não mudam, muito menos a necessidade de resultados. Com isso a equipe passa a trabalhar de forma estressante já pensando que só conseguirá trabalhar se a internet assim permitir. É realmente estressante acordar cedo e já ir para o serviço pensando se conseguirá trabalhar por conta de um serviço instável que é oferecido a empresa que trabalha.
Temos inúmeros depoimentos de funcionários, que entravam em desespero só porque o céu estava começando a nublar. Você vai entender porque, já explico! A empresa desses funcionários era atendida por um link a rádio e toda vez que chovia ou o link caía ou tornava-se extremamente lento.
É impressionante como a tecnologia empregada na entrega do link pode mudar o clima dentro de determinado setor. Por isso, que sempre indicamos estarem munidos dos conhecimentos técnicos, mesmo que superficiais, mas que os capacite a contratar um link que seja condizente com o seu perfil de utilização. Se você tem dúvidas de como contratar um link de internet para sua empresa ou para sua casa, baixe nosso conteúdo com as principais perguntas técnicas que obrigatoriamente você tem que fazer para seu provedor e saiba quais as principais perguntas que todo provedor evita de responder: Checklist – Aprenda a contratar um provedor de qualidade!
Tenha em mente que para gerar os melhores resultados, você precisa das melhores ferramentas. Hoje um link de internet de qualidade é uma ferramenta importantíssima e indispensável.
Esperamos que tenham gostado do conteúdo.
Até o próximo post,