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Minha internet parou, e agora? O que posso fazer?
Iremos lhe explicar cada passo para verificar se o problema é interno ou se é com seu provedor de internet, e como solucioná-lo.
PASSO A PASSO
1º PASSO: VERIFICAR AS LUZES DOS LEDs DA ONU:
Nossas ONU são compostas por 4 led na 1100 e 6 nas ONU 2111 e 2100.
Figura 1: ONU 1100
Figura 2: ONU 2100
Na tabela a seguir iremos informar qual a utilidade de cada led.
LED |
STATUS | DESCRIÇÃO |
SOLUÇÃO |
PWR | DESLIGADA | Equipamento sem alimentação de energia | Verificar se o equipamento está ligado na tomada e também se o conector está bem encaixado na ONU. |
SYS (1100) | Desligada | A ONU não está sincronizada com a OLT. | Aguardar alguns minutos, caso ela não acenda o led, ligar para o suporte. |
GPON | Desligada | Cabo óptico desconectado ou sem sinal GPON. | Verificar se o cabo óptico não está com uma curvatura elevada. Se não estiver, entrar em contato com o suporte. |
PISCANDO | Autenticando terminal GPON | Aguardar alguns minutos para que ocorra a autenticação, caso após alguns minutos não estabilizar, ligar para o suporte. | |
LAN | Desligada | Sem trafego na rede. | O cabo de rede pode estar desconectado da ONU ou do seu Roteador, computador. |
Piscando ou ligado | Dados Trafegando na rede. | Está ocorrendo trafego em sua rede, portanto está tudo OK. |
2º PASSO: TESTANDO A NAVEGAÇÃO DIRETO NO MODEM ÓPTICO
Caso esteja tudo OK na primeira etapa, hora de testar se ainda está sem navegação.
Primeiramente conecte um cabo de rede na saída de RJ45 da ONU.
Feito isso conecte a outra ponta diretamente em seu computador, aguarde alguns segundos até que seu computador reconheça a rede. Se ocorrer navegação, significa que a internet está chegando corretamente e o problema pode estar ocorrendo em seu roteador WIFI.
Caso não ocorra a navegação, entre em contato com o suporte para podermos agendar uma visita em sua residência.
3º PASSO: TESTANDO NAVEGAÇÃO PELO ROTEADOR WI-FI
Caso ocorra a navegação diretamente no cabo, ligue novamente o cabo de rede em seu roteador WIFI.
Feito isso, reinicie o roteador WIFI (Apenas o roteador WIFI, não e necessário reiniciar a ONU) e verifique se a navegação retorna após o processo de restart.
Caso a internet não retorne após reiniciado o WI-FI, ligue para o suporte e iremos até sua residência verificar o que está acontecendo.