CENÁRIO: É normal configurarmos nossa rede local com mais de um rádio. Um deles fica responsável pelo acesso a rede externa ( internet ) e um segundo fica responsável somente por expandir a cobertura da rede.

Esse é um cenário simples, mas com inúmeros conceitos básicos embutidos e que se não forem respeitados, podem trazer muita dor de cabeça aos usuários da rede.

Talvez você esteja passando pelo seguinte problema: Navegando pela rede do rádio em bridge, de repente a internet cai e depois de algum tempo a internet volta milagrosamente. Ou impacientemente, reseta-se o roteador Wi-Fi e tudo volta ao normal. Pelo menos, até a próxima parada inusitada.

Sintomas assim, que concluímos como quedas, muita das vezes é um problema de conceito que não foi levado em consideração na configuração do rádio em bridge.

PROBLEMA: Na maioria das vezes, técnicos menos experientes esquecem de desabilitar o servidor de DHCP do rádio em bridge. O DHCP é um protocolo que oferece a rede a configuração dinâmica dos parâmetros da mesma, como, IP, máscara, gateway e DNS. O princípio básico é a existência de somente um servidor de DHCP na rede.

É usualmente passado ao roteador da rede a responsabilidade ser o servidor de DHCP, por isso é imprescindível que seja desabilitado todos os servidores DHCP de outros rádios e equipamentos existentes na rede para que se tenha certeza que somente o servidor do gateway esteja ativo.

introdhcp1

A sensação de queda vem exatamente do princípio de distribuição de IPs da rede. Uma vezes que um elemento da rede solicita um renovo de IP , se o servidor do rádio em bridge responder primeiro que o servidor de DHCP do roteador Wi-Fi, o elemento será servido de um IP ineficaz para navegação. Logo a sensação será de queda. Assim que esse mesmo elemento solicitar um renovo de IP, e ele der a sorte de receber o IP do servidor correto de DHCP, o elemento voltará a navegar “milagrosamente”.

SOLUÇÃO: Desabilite todos os servidores de DHCP dos equipamentos da rede e habilite somente o servidor apropriado, de forma que só exista um servidor de DHCP ativo. Dessa maneira, você perceberá que as “quedas” irão cessar.

Esperamos que esse post tenha sido de grande valia.

Quer saber mais sobre possíveis problemas na sua rede e que as vezes não temos nem idéia?

Então, baixe:

Atenciosamente,

Ullysses Andrade

Vivavox Telecom

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.