Essa deve ser sua dúvida atual, mas é um problema simples de resolver!

Muita das vezes não sabemos ou somos enrolados na negociação com um provedor de internet novo, pois não sabemos quais perguntas certas a fazer.

Segue abaixo uma seleção de perguntas pertinentes a serem feitas ao provedor no momento da contratação.

Não deixe de baixar a nossa planilha completa com para que você possa realizar uma tabela comparativa entre os provedores a consultar.

Link para download da planilha completa: AQUI!

1 O provedor é 100% Fibra Óptica – GPON? (Não pode ser cabo de rede)

Essa primeira pergunta se refere a qual tecnologia que o provedor entregará o serviço no seu imóvel. Dê preferência para soluções em fibra óptica, pois a estabilidade e a qualidade que pode-se obter é discrepante em comparação com outras tecnologias, como rádio frequência e xDSL.

2 A fibra vai até dentro da minha residência? (Não pode ir somente até o poste)

Essa é uma pergunta que visa reconhecer se o provedor realizar a entrega da fibra dentro da casa (FTTH) ou se a fibra fica no poste e a entrada na casa é feita via cabo de rede. Provedores que tem tecnologia mista tendem a vender a ideia de que não existe diferença entre FTTH e cabo de rede na casa, mas a qualidade do FTTH é discrepante.

3 A Fibra que vai na minha casa é da marca FURUKAWA? ( Melhor fibra existente )

Pacificado que será adotado a fibra dentro do imóvel, devemos nos preocupar com a qualidade da fibra empregada. Questione sobre qual o modelo da fibra. FURUKAWA é a melhor que existe.

4 Sou isento de qualquer cobrança na visita técnica quando o suporte é solicitado?

É de praxe alguns provedores realizarem cobrança em caso de visita de suporte. Provedores que confiam no projeto realizado dentro do cliente, como a Vivavox, muita das vezes dispensam essas cobranças. Esse é um diferencial importante que alguns provedores tem adotado.

5 Sou LIVRE de FIDELIZAÇÃO de 1 ano ou mais? (cliente tem que ser livre para sair)

Tenha em mente o seguinte: Provedor que confia no serviço que presta ao cliente final, não precisa de fidelização. Um dos lemas que temos na Vivavox é: “Fidelizamos pela qualidade do serviço!”

6 Receberei 100% da velocidade contratada? ( Pergunte qual a taxa que entregam )

Sabemos que os provedores tem um percentual mínimo permitido na entrega do serviço. Mas cabe salientar aqui: Se o seu provedor não está entregando 100% do contratado, é sinal de que ele está vendendo mais do que tem comprado do seu fornecedor. Um detalhe: a medição da velocidade deve ser feita na chegada da fibra, caso seja feito pelo Wi-Fi pode existir perdas que não são de responsabilidade do provedor e sim da tecnologia Wi-Fi.

7 Sou LIVRE de qualquer franquia que limite minha navegação? (navegue livremente)

Nesses últimos tempos, tem se falado muito em franquia de internet. É interessante conversar com o provedor que está pleiteando contratar se existe algum projeto que contemple tal mudança. Internet LIVRE é internet sem franquia.

8 Sou avisado previamente em caso de manutenção da rede? 

Nenhum provedor que se prese realiza manutenção em horário comercial. Se está parado no horário comercial é sinal de problema aparente. Todas as manutenções devem ser feitas em horários alternativos e devem ser avisado com antecedência ao cliente final tal manutenção.

9 A equipe técnica é capacitada? ( Ideal: 90% da equipe formados em engenharia )

A maioria dos provedores são formados no seu corpo técnico por pessoas com pouco conhecimento técnico. É importante indagar se o corpo técnico é competente, se tem conhecimento técnico avançado e se o contato com o público é feito com técnicos com perfil avançado.

10 O sinal é estável? ( Dado Vivavox: Em 2 anos de operação foi 1 queda no total)

Procure indagar com que frequência ocorrem paralisações no serviço. Procure outros clientes do provedor em questão e comprove se o que foi dito é real.

11 A clientela atual está satisfeita? Boa reputação? ( pesquise no facebook e comunidades)

Realize pesquisas na internet ou pessoalmente, clientes que já possuam o serviço que deseja contratar e pergunte sobre a qualidade. Essa informação é uma das mais importantes.

12 Preço é justo comparado com o mercado?

Compare o preço com outros fornecedores e veja se existe uma diferença muito grande no serviço prestado. Se existe, indague o motivo!

13 Me será prestado consultoria, sem custo,  da melhor cobertura WiFi na minha casa?

Essa é somente uma pergunta que revela quão comprometido com a qualidade do serviço prestado o seu provedor está, pois, por via de regra, a qualidade do Wi-Fi não é responsabilidade do seu provedor, mas se ele presa pela qualidade e principalmente satisfação do cliente, ele vai se preocupar com sua rede local interna. Não somente do seu Wi-Fi mas do restante como um todo.

14 Conseguirei assistir filmes e realizar downloads sem problemas?

Pergunta que mede no provedor a certeza de um serviço bem prestado. Se ele tiver dificuldade em responder, ele não tem tanta segurança no serviço que entrega para o cliente.

15 Posso contratar o plano básico e depois migrar para o de maior velocidade?

Tem que ser possível realizar tal procedimento tem burocracia.

16 Poderei realizar a redução de velocidade para um plano menor sem burocracias?

Tem que ser possível realizar tal procedimento tem burocracia.

17 Consigo retirar minhas dúvidas, quaisquer que sejam diretamente com um engenheiro?

Algo que já diagnosticamos é que estar em contato com pessoas do suporte que tenham um alto padrão de conhecimento técnico é primordial para gerar satisfação ao cliente final durante um atendimento.

18 Em qualquer tipo de falha que ocorrer, a empresa será honesta comigo na explicação?

Ao final dessa listagem de perguntas, é primordial que você tenha decidido se a empresa entrevistada gerou em você uma certeza de honestidade. Caso não tenha sentido em empatia, não contrate. É imprescindível que exista confiança entre as partes, ainda mais em um produto tão complexo como um link de internet.

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