Essa deve ser sua dúvida atual, mas é um problema simples de resolver!
Muita das vezes não sabemos ou somos enrolados na negociação com um provedor de internet novo, pois não sabemos quais perguntas certas a fazer.
Segue abaixo uma seleção de perguntas pertinentes a serem feitas ao provedor no momento da contratação.
Não deixe de baixar a nossa planilha completa com para que você possa realizar uma tabela comparativa entre os provedores a consultar.
Link para download da planilha completa: AQUI!
1 | O provedor é 100% Fibra Óptica – GPON? (Não pode ser cabo de rede)
Essa primeira pergunta se refere a qual tecnologia que o provedor entregará o serviço no seu imóvel. Dê preferência para soluções em fibra óptica, pois a estabilidade e a qualidade que pode-se obter é discrepante em comparação com outras tecnologias, como rádio frequência e xDSL. |
2 | A fibra vai até dentro da minha residência? (Não pode ir somente até o poste)
Essa é uma pergunta que visa reconhecer se o provedor realizar a entrega da fibra dentro da casa (FTTH) ou se a fibra fica no poste e a entrada na casa é feita via cabo de rede. Provedores que tem tecnologia mista tendem a vender a ideia de que não existe diferença entre FTTH e cabo de rede na casa, mas a qualidade do FTTH é discrepante. |
3 | A Fibra que vai na minha casa é da marca FURUKAWA? ( Melhor fibra existente )
Pacificado que será adotado a fibra dentro do imóvel, devemos nos preocupar com a qualidade da fibra empregada. Questione sobre qual o modelo da fibra. FURUKAWA é a melhor que existe. |
4 | Sou isento de qualquer cobrança na visita técnica quando o suporte é solicitado?
É de praxe alguns provedores realizarem cobrança em caso de visita de suporte. Provedores que confiam no projeto realizado dentro do cliente, como a Vivavox, muita das vezes dispensam essas cobranças. Esse é um diferencial importante que alguns provedores tem adotado. |
5 | Sou LIVRE de FIDELIZAÇÃO de 1 ano ou mais? (cliente tem que ser livre para sair)
Tenha em mente o seguinte: Provedor que confia no serviço que presta ao cliente final, não precisa de fidelização. Um dos lemas que temos na Vivavox é: “Fidelizamos pela qualidade do serviço!” |
6 | Receberei 100% da velocidade contratada? ( Pergunte qual a taxa que entregam )
Sabemos que os provedores tem um percentual mínimo permitido na entrega do serviço. Mas cabe salientar aqui: Se o seu provedor não está entregando 100% do contratado, é sinal de que ele está vendendo mais do que tem comprado do seu fornecedor. Um detalhe: a medição da velocidade deve ser feita na chegada da fibra, caso seja feito pelo Wi-Fi pode existir perdas que não são de responsabilidade do provedor e sim da tecnologia Wi-Fi. |
7 | Sou LIVRE de qualquer franquia que limite minha navegação? (navegue livremente)
Nesses últimos tempos, tem se falado muito em franquia de internet. É interessante conversar com o provedor que está pleiteando contratar se existe algum projeto que contemple tal mudança. Internet LIVRE é internet sem franquia. |
8 | Sou avisado previamente em caso de manutenção da rede?
Nenhum provedor que se prese realiza manutenção em horário comercial. Se está parado no horário comercial é sinal de problema aparente. Todas as manutenções devem ser feitas em horários alternativos e devem ser avisado com antecedência ao cliente final tal manutenção. |
9 | A equipe técnica é capacitada? ( Ideal: 90% da equipe formados em engenharia )
A maioria dos provedores são formados no seu corpo técnico por pessoas com pouco conhecimento técnico. É importante indagar se o corpo técnico é competente, se tem conhecimento técnico avançado e se o contato com o público é feito com técnicos com perfil avançado. |
10 | O sinal é estável? ( Dado Vivavox: Em 2 anos de operação foi 1 queda no total)
Procure indagar com que frequência ocorrem paralisações no serviço. Procure outros clientes do provedor em questão e comprove se o que foi dito é real. |
11 | A clientela atual está satisfeita? Boa reputação? ( pesquise no facebook e comunidades)
Realize pesquisas na internet ou pessoalmente, clientes que já possuam o serviço que deseja contratar e pergunte sobre a qualidade. Essa informação é uma das mais importantes. |
12 | Preço é justo comparado com o mercado?
Compare o preço com outros fornecedores e veja se existe uma diferença muito grande no serviço prestado. Se existe, indague o motivo! |
13 | Me será prestado consultoria, sem custo, da melhor cobertura WiFi na minha casa?
Essa é somente uma pergunta que revela quão comprometido com a qualidade do serviço prestado o seu provedor está, pois, por via de regra, a qualidade do Wi-Fi não é responsabilidade do seu provedor, mas se ele presa pela qualidade e principalmente satisfação do cliente, ele vai se preocupar com sua rede local interna. Não somente do seu Wi-Fi mas do restante como um todo. |
14 | Conseguirei assistir filmes e realizar downloads sem problemas?
Pergunta que mede no provedor a certeza de um serviço bem prestado. Se ele tiver dificuldade em responder, ele não tem tanta segurança no serviço que entrega para o cliente. |
15 | Posso contratar o plano básico e depois migrar para o de maior velocidade?
Tem que ser possível realizar tal procedimento tem burocracia. |
16 | Poderei realizar a redução de velocidade para um plano menor sem burocracias?
Tem que ser possível realizar tal procedimento tem burocracia. |
17 | Consigo retirar minhas dúvidas, quaisquer que sejam diretamente com um engenheiro?
Algo que já diagnosticamos é que estar em contato com pessoas do suporte que tenham um alto padrão de conhecimento técnico é primordial para gerar satisfação ao cliente final durante um atendimento. |
18 | Em qualquer tipo de falha que ocorrer, a empresa será honesta comigo na explicação?
Ao final dessa listagem de perguntas, é primordial que você tenha decidido se a empresa entrevistada gerou em você uma certeza de honestidade. Caso não tenha sentido em empatia, não contrate. É imprescindível que exista confiança entre as partes, ainda mais em um produto tão complexo como um link de internet. |
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